domingo, abril 01, 2007

O Frio e a Escuridão



O Frio e a Escuridão, de Paul R. Ehrlich, Carl Sagan, Donald Kennedy e Walter Orr Roberts, Prólogo de Lewis Thomas, editado pela Editora Europa América, na colecção Estudos e Documentos, n.º 218.


As consequências biológicas mundiais, a longo prazo, de uma Guerra Nuclear.

Para ler e reler e meditar…

Este livro é uma obra científica e não um romance de antecipação.

Apresenta-nos um impressionante relato do Mundo após uma Guerra Nuclear.

É um relatório que resulta de uma conferência que, durante um ano e envolvendo mais de duzentos cientistas de vários países, conduziu a novas e grandes descobertas e reuniu as diversas informações científicas sobre as consequências daquele tipo de conflito. Revela-nos que uma guerra nuclear, mesmo em pequena escala, pode despoletar um «Inverno Nuclear» - O que originaria condições bem mais hostis à vida que aquelas até agora conhecidas.


Descobriremos um mundo submetido a vultosas e generalizadas alterações, sofrendo os efeitos da precipitação radioactiva, mesmo em pontos afastados dos alvos iniciais e, suportando efeitos catastróficos a longo prazo, em termos de todos os seres vivos (humanos, animais e plantas).

Nas duas intervenções principais, Carl Sagan apresenta as consequências climáticas da guerra nuclear e Paul Ehrlich descreve as suas medonhas implicações biológicas.

O Inverno Nuclear pode matar mais que a guerra nuclear…

«Após a III Guerra Mundial, para os sobreviventes terá lugar a IV, com paus e pedras…»

Albert Einstein

Para mais informações em:

http://cdcc.sc.usp.br/cda/sessao-astronomia/1999/inverno-nuclear-fdm-11271999.ppt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...