sexta-feira, junho 15, 2007

Imagens de Portugal

Piódão, Arganil

O Piódão é sem duvida uma das mais bonitas aldeias de Portugal. Classificado como imóvel de interesse público a partir de 1978, beneficiou assim de alguma protecção.
Mas só a partir da sua integração no projecto das Aldeias Históricas de Portugal, o Piódão viu o seu conjunto urbanístico salvaguardado.


Ou seja, no âmbito desse programa todas as casas em cimento e telhados de telha deverão ser convertidas em paredes de xisto e telhados de lousa. Só assim se valoriza a riqueza arquitectónica do Piódão e a sua referência como património a preservar. O projecto está actualmente na fase final.

A aldeia tem um traçado e uma disposição típica de um povoamento de montanha. Abrigadas dos ventos dominantes, as casas trepam pela encosta acima. Os materiais de construção são aqueles que a serra oferece: xisto e madeira.

Pôr-do-sol em Portugal

Castelo de Santa Maria da Feira

O Castelo da Feira, também denominado como Castelo de Santa Maria ou Castelo de Santa Maria da Feira, localiza-se na cidade e freguesia da Feira, Concelho de Santa Maria da Feira, Distrito de Aveiro, em Portugal.

Outrora cabeça da Terra de Faria, ex-libris de Santa Maria da Feira, é considerado como um dos exemplos mais completos da arquitectura militar medieval portuguesa, uma vez que nele se encontra representada a vasta gama de elementos defensivos empregados no período.

Espelho no Tâmega

O rio Tâmega (Támega em espanhol) é um rio internacional, que nasce em Verín, Orense, Espanha e desagua em Entre-os-Rios no Rio Douro.

Ao longo do seu percurso, atravessa o centro de cidades como Chaves e Amarante.

Alcochete

Alcochete é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 14 900 habitantes (2004).

É sede de um pequeno município com 128 km2 de área, subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Benavente, a leste e sul por Palmela, a sudoeste pelo Montijo e a noroeste tem uma pequena faixa ribeirinha ao estuário do Tejo. É sede do Parque Natural do Estuário do Tejo. Possui várias salinas ainda activas e onde nidifica uma importante colónia de flamingos.

Praia de Miramar

Tapetes de Outono

Campos da Golegã

A Golegã é conhecida pela sua feira e pelos seus cavalos.

Os Açores são um paraíso para quem ama a natureza. Das formas fantásticas dos lagos e lagoas, às extasiantes vistas sobre o oceano; das profundezas das crateras de antigos vulcões, às paisagens que mantêm a pureza original; da harmonia bucólica à serenidade do silêncio. Com todo o seu explendor verdejante, os Açores são sinónimos de uma experiência inesquecível.

Adega Regional em Vinhais, Distrito de Bragança, Trás-os-Montes


O Alentejo é uma região portuguesa, que compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e as metades sul dos distritos de Setúbal e de Santarém. Limita a norte com a Região Centro a noroeste com a Região de Lisboa, a leste com a Espanha, a sul com o Algarve e a oeste com o Atlântico. Área: 31 152 km² (33% do Continente). População (2001): 766 339 (8% do Continente).

Amarante é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 9 900 habitantes.

Anoitecer no Rio Cávado

O rio Cávado é um rio do norte de Portugal que nasce na Serra do Larouco, a uma altitude de cerca de 1520 metros, passa por Braga, Barcelos e desagua no Atlântico junto a Esposende, após um percurso de 135 quilómetros.

Buçaco

Chaves é uma cidade portuguesa no Distrito de Vila Real, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes, com cerca de 19 300 habitantes.

É sede de um município com 590,42 km² de área e 44 186 habitantes (2006), subdividido em 51 freguesias. O município é limitado a norte pela Espanha, leste pelo município de Vinhais, a sueste por Valpaços, a sudoeste por Vila Pouca de Aguiar e a oeste por Boticas e Montalegre.

As legiões romanas, que há dois milénios, conquistaram aquelas terras instalaram-se de essencialmente no vale, fértil do Tâmega. Exactamente onde hoje se ergue a cidade e, construíram fortificações pela periferia, aproveitando alguns dos castros existentes.

Fotos de diversos autores enviadas por Paulo Andrade e por Antero Ferreira (e-mail a vogar na rede, destacando a beleza de Portugal)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...