domingo, dezembro 09, 2007

África – Colecção de Postais Ilustrados (1)



Por estes dias, muitas palavras já se escreveram sobre o continente africano, embrião da humanidade, verdadeiro caldeirão de culturas, berço de civilizações, continente devastado por ditadores, oportunistas, clãs, oligarcas, madames e respectivas proles corruptas, que embarcam no avião presidencial e vão fazer compras à Europa, ao Brasil, a Nova Iorque, às lojas mais chiques, enquanto o povo definha…



África é também um continente devastado por conflitos tribais, guerras intestinas, que opõem aqueles que nada têm, uns aos outros e nada trazem de novo a não ser miséria, fome e destruição e até quando?



Manipulados por terceiros, que tudo tem a ganhar.



Em África, a malária e a sida continuam a colher as vidas mais esperançosas e promissoras de um continente.



Faltam anti-retrovirais e os mais elementares cuidados de saúde, como por exemplo material médico e cirúrgico, medicamentos ou até as mais simples luvas, utilizadas nos nossos Centros de Saúde e Hospitais.




África é mais que um continente, de Angola ao Zimbabué, onde tudo falta, desde água potável, bens alimentares essenciais, habitação, saúde até aos mais elementares direitos humanos.



No século XIX, as potências coloniais, retalharam e desenharam os mapas dos países ou possessões coloniais a seu belo prazer, separando etnias, nações, num mapa que urge redesenhar.
Após, as independências, decorridos 50-40-30 anos, pouco mudou…

Nalguns lugares, a esperança acabou….

Em África é tempo de dizer basta!

Basta de sofrimento e de livre arbítrio…

África é tempo de mudança para um continente!

Texto – Mário Nunes
Fotos enviadas pelo amigo Alexandre

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...