sexta-feira, julho 11, 2008

Tropa de Elite, de José Padilha

Olhar intenso e surpreendente sobre as favelas do Rio de Janeiro, "Tropa de Elite" desenrola-se em 1997 e retrata a vasta rede de corrupção da cidade. As milícias traficantes de droga têm controlo virtual dentro das favelas enquanto a polícia enceta as acções criminosas no exterior. A força de elite Bope (Batalhão de Operações Especiais) combate o tráfico de drogas, mas manter a ordem tem o seu preço. As suas acções tornam difícil a distinção entre o bem e o mal e entre a justiça e a vingança.

700 favelas…

Nascimento (Wagner Moura), capitão da Tropa de Elite do Rio de Janeiro, é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão “apaziguar” o Morro do Tucano por um motivo que ele considera insensato.

Mas ele tem de cumprir as ordens enquanto procura por um substituto. Sua mulher, Rosane (Maria Ribeiro), está no final de gravidez e todos os dias lhe pede para sair da frente do Batalhão.

Pressionado, o capitão sente os efeitos do stress. Neste clima, é chamado para mais uma emergência num morro…


"Uma guerra tem muitas versões. Esta é a verdadeira." Filme vencedor do Festival de Berlim 2008, realizado por José Padilha. Com Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Maria Ribeiro, Fernanda Machado. Estreia 10 de Julho 2008.


O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) é a força de Intervenção da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Criado em 19 de Janeiro de 1978, actualmente possui um efectivo de policiais especializados em operações de combate ao crime em áreas de alto risco e resgate de reféns.

«Força e Honra»

http://www.tropadeeliteofilme.com.br/

http://www.boperj.org/

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...