sábado, fevereiro 14, 2009

Está tudo roto

A Grã Bretanha poderá estar à beira da bancarrota!

Depois da Islândia, o Reino Unido poderá ser o próximo país a ser afectado pelo colapso do mercado imobiliário americano.

Além destes países, o diário inglês Daily Telegraph (em Outubro de 2008) alertava que o Paquistão, a Argentina, o Cazaquistão, a Hungria e a Grécia poderão estar em maus lençóis.

Entretanto por cá, o primeiro-ministro descobriu que Portugal também já estava em recessão e que 2009 poderia ser um ano sombrio.

Depois das vacas gordas e do oásis chegou a crise, mas entretanto ainda há espaço para investimentos faraónicos, como o TGV e o novo Aeroporto de Lisboa, extraordinário, o legado que deixam às gerações vindouras.

Isto para não falar dos submarinos…

Aterrado fiquei eu, esta semana depois de ver «Os Negócios da Semana», no SIC Noticias e de ouvir alguns dos mais conceituados e reputados economistas da nossa praça defender a redução dos salários dos portugueses.

Sobre este mesmo assunto lembro-me de ter ouvido falar o falecido Sousa Franco – antigo Ministro das Finanças de António Guterres.

Inquietante e profético.

Arrepiante diria mais.

Agora, começo a entender o significado das palavras Nova Ordem Mundial – colapso, caos, guerras civis e recomeçar do novo, a partir do Nada – Dum lado, os ricos, os mestres da golpada, os intocáveis, do outro, os servos, os escravos.

E não haverá lugar para o meio-termo.

A geografia do mundo como a conhecemos sofrerá profundas alterações.

Irão estas alterações decorrer suavemente e no espaço de gerações?

Não…

Elas ocorrerão mais breve do que aquilo que você pensa.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...