quarta-feira, maio 06, 2009

Vasco Granja, That’s all folks!

Infelizmente é assim a vida, nos últimos dias desapareceu uma figura ímpar dos últimos 50 anos da TV nacional e da cultura portuguesa, tempos em, que a televisão era televisão proporcionando momentos únicos, cultura e espectáculo, tardes e noites a fio.


Nos tempos que já não voltam, Vasco Granja trazia-nos a Animação, ao Canal 1, mostrando-nos um mundo de bonecos, para lá de Walt Disney, trouxe-nos os toons da Warner, com figuras como Daffy Duck, Porky Pig, Bugs Bunny, Bip Bip e o inseparável Coyote, Tweety e o Gato e tantos outros, do Estúdio Hanna & Barbera, chegou-nos Tom & Jerry, os Finstones e os Jetsons…


Havia figuras que faziam delirar os petizes como os bonecos endiabrados de Tex Avery; figuras impares como o pica-pau Woody Woodpecker, a Pantera Cor de Rosa e o rato mexicano Speedy Gonzalez, para não falar de Mr. Magoo.


Granja nos finais da guerra fria trouxe-nos o outro cinema de animação, que era feito do lado de lá da Cortina de Ferro e mostrou-nos que em países como a Checoslováquia, Polónia, Yugoslávia e URSS também se fazia cinema de animação.


Propostas bem arrojadas para a época e que levaram muitos jovens a interessar-se por cinema, teatro e fotografia.


Foi possível ainda nesse espaço descobrir a obra de Norman Mclaren e o cinema canadiano.


Vasco Granja quando se reformou deixou a televisão nacional mais pobre, pois aquele espaço de Sábado à Tarde ficou para sempre por preencher.



That’s all folks!



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...