domingo, julho 26, 2009

Gripe A, a Pandemia

Há poucos anos atrás, a República Popular da China viu-se confrontada com duas estranhas doenças – a Gripe Aviária e a SARS, num curto espaço de tempo e tomou medidas sanitárias, controlo sanitário efectivo dos aeroportos, portos, gares, estações de caminho de ferro e desinfecção dos meios de transporte e outros locais públicos, impondo quarentenas às pessoas contaminhadas e seu internamento imediato.
As autoridades chinesas controlavam ainda a temperatura de toda a gente, dando um exemplo ao mundo, evitando a propagação de doenças, com medidas restritivas, quanto às viagens e deslocações para locais de risco. Nessa altura, a República Popular da China terá evitado ao mundo, duas Pandemias.
O México onde a pandemia teve origem também não é conhecido pela organização nem é a República Popular da China e o interesse dos operadores turisticos mexicanos e mundiais sobrepôs-se a tudo o resto...

Em Portugal, nem no Ocidente, nada disso é feito - o controlo sanitário das fronteiras, aeroportos e portos, a limpeza e desinfecção dos aviões e outros meios de transporte, bem como dos locais públicos, impunha logo que foram conhecidos os primeiros casos, tomar medidas concretas como já referi neste blogue. Agora receio que acordemos tarde para o problema, com 218 casos de Gripe A.

Outra curiosidade, como se justifica que pessoas saudáveis - atletas contraiam a doença depois de uma viagem de avião?

A resposta segundo os Sindicatos do Sector: No meio de uma epidemia de gripe, os aviões param tão pouco tempo entre voos que a limpeza dos aparelhos é "mal feita" ou mesmo inexistente.
No caso dos aviões utilizados pelas companhias de baixo custo, nem sequer entram equipas de limpeza nos aparelhos. Nem sei se lhe posso chamar limpeza, o que o pessoal de bordo faz é mais uma espécie de arrumação.
Teria sido fácil tomar medidas em tempo real se quisessemos evitar uma pandemia cujo desfecho desconhecemos…

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...