sábado, dezembro 12, 2009

Atenas já está a arder?


Há cerca de um ano, um jovem adolescente grego de 15 anos, de seu nome Alexandros Grigoropoulos perdeu a vida numa manifestação na capital grega, rapidamente a violência tomou conta da rua, vendo-se a polícia impotente para travar os jovens manifestantes, do liceu à universidade.



Sem futuro, nem esperança, num país que lhes nega o amanhã, o acesso ao mercado de trabalho e a uma habitação condigna, os jovens revoltaram-se e a violência alastrou das redondezas, das escolas e da cidade universitária, às ruas da capital grega, poucas horas depois a Grécia debatia-se nas ruas com tumultos que a abalaram de Norte a Sul, tremendo a democracia...
Mais um Natal para esquecer na Grécia...

Volvido Dezembro de 2008 e o Natal passado, um ano depois, após uma mudança de governo, nada há de novo na Grécia, pelo contrário, o cenário piorou, a Grécia está falida, a UE aprovou um plano de emergência e o Presidente do BCE, o Todo Poderoso Trichet exigiu ao Governo Grego, a tomada de medidas excepcionais (Lei Marcial?)




O buraco é tremendo e parece que não há saída possível.
Há um ano, a Polícia Grega viu-se e desejou-se para segurar os jovens na rua, como será agora, quando tiver todo o povo grego nas ruas?




Lá como cá, multiplicaram-se as golpadas, os bancos acumularam lucros e os engravatados escaparam impunes...




Depois da Grécia, falava-se nos bastidores da Cimeira da entrada em vigor do Tratado de Lisboa, que decorreu no passado dia 1 de Dezembro de 2009, que os PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha) estariam falidos...




É caso para dizer aonde para a Polícia para deter os poderosos engravatados?



A Democracia em perigo?

Receio muito que a Democracia seja metida num contentor do lixo e o poder entregue aos oligarcas e banqueiros, que após as golpadas, organizarão uma Ditadura à maneira, com servos e senhores, como nos tempos feudais.

3 comentários:

ACrvelli disse...

Essa síndrome é geral, as pessoas estão se revoltando por que estão começando a perceber uma outra realidade e sua volta.
Isso faz parte do processo de transformação. Claro que gostariamos que não que fosse através de violência que essas mudanças de consciencia ocorrencem, mas esse resultado é consequencia de séculos de cegueira, a revolta é normal.

Anónimo disse...

com certeza que gosto da ideia da troca de links entre o Ode e o Kafe!

Boa dica,
Obrigado, e abraços!

Anónimo disse...

Hoje: Atenas.
Amanhá: ¿Madrid?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...