terça-feira, dezembro 22, 2009

NASA quer navegar em Titã


«A NASA está a conceber um «barco extraterrestre» para explorar Titã, uma das luas de Saturno. A confirmação, em 2008, de que existia metano líquido naquela lua, através de imagens da sonda Cassini, leva os cientistas norte-americanos a pensarem na primeira exploração de um «mar» fora da Terra.

A ideia foi discutida recentemente na conferência da American Geophysical Union (AGU). Os cientistas apontam 2016 para ano de lançamento. Devido à distância, apenas em 2023 o barco estará a navegar.

A sonda Cassini orbita Saturno há cinco anos, tendo dado a conhecer Titã e aguçado a curiosidade dos cientistas devido às suas especificidades.

A cientista da NASA Ellen Stofan, membro da equipa de investigadores deste projecto, admite que esta ideia pode parecer estranha, mas a verdade é que também a história da exploração da Terra é uma história de navegantes.

Os investigadores acreditam que as descobertas que podem acontecer em Titã serão relevantes para o estudo do nosso próprio planeta. Isto porque permitirão perceber diversos processos climáticos bem como a própria evolução geofísica do astro.»

Fonte: Ciência Hoje




Observação - Não se entende muito bem o avança, não avança da NASA e da Comunidade Científica Internacional.
O inevitável está ao virar da esquina, em Titã, Europa, Enceladus, Ganimedes, Marte, Vénus,…
Será inevitável a descoberta da vida, provavelmente ao virar da esquina.
Acredito mesmo que provavelmente o espaço estará cheio de surpresas.
Haja coragem…
Não pensem que num Universo, com galáxias a estender de vista, estrelas e planetas, semelhantes ao Sol e à Terra, que estamos sós no Universo…
Provavelmente a vida poderá apresentar outras formas e ser diferente de tudo aquilo que conhecemos...
Onde há Carbono há vida.
Até mesmo Júpiter pode albergar estranhas formas de vida…

2 comentários:

Nathan RG disse...

Olá Mário!

Muito obrigado e agradeço aos votos de confiança e de boas festividades e também te desejo aqui uma boa passagem de ano e boas festas! Que em 2010 continuemos nossos trabalhos de divulgação e que consigamos acordar mais pessoas do sono profundo, hehe

Seu blog também está de parabéns, continue assim ;)

Olhos Sempre Abertos ^^
e Paz, Harmonia e Luz :)

Abraço!

Nathan RG disse...

Olá Mário!

Muito obrigado e agradeço aos votos de confiança e de boas festividades e também te desejo aqui uma boa passagem de ano e boas festas! Que em 2010 continuemos ainda mais esse trabalho de divulgação e que também consigamos 'acordar' mais pessoas do sono profundo, hehe

Seu blog está de parabéns, bom trabalho ;)

Olhos Sempre Abertos ^^
e Muita Paz, Harmonia e Luz :)

Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...