domingo, março 14, 2010

Outra vez, LHC para em 2011

«Paragem tem como objectivo aumentar a potência máxima do acelerador de partículas.

O CERN − Organização Europeia para a Investigação Nuclear − decidiu no final do mês de Janeiro prolongar os períodos de funcionamento do Grande Colisionador de Hadrões (LHC nas siglas em inglês), pois este vai estar parado durante o ano de 2011, segundo informou ontem a entidade.

Tradicionalmente, o CERN opera os seus aceleradores em ciclos anuais, de forma, a que as máquinas estejam prontas para fornecer energia durante um período de quatro ou cinco meses.

Posteriormente, funcionavam a pleno rendimento de sete a oito meses e finalmente precisavam de outros quatro ou cinco para ir reduzindo a energia até a máquina estar parada.

“A decisão mais importante desde que começou a funcionar o LHC é prolongar os períodos entre ligar e desligar a máquina, dos 18 meses aos 24, para poder obter a máxima potência que nunca alcançou um acelerador de partículas”, explicou o director dos aceleradores do CERN, Steve Myers.

Neste sentido, afirmou que depois de atingir este objectivo, a máquina vai para mudar a sua concepção e chegar a alcançar os 14 Tera Electrões-volt (TeV). Myers explica ainda que o LHC é um dispositivo que opera através do processo criogênico e as fases de ligar e desligar podem durar vários meses cada uma.

Por este motivo, a tradicional quebra do CERN no Verão e no Inverno tem sido questionada. Sabemos também que é necessário mais trabalho para que possa funcionar a 7 TeV durante a primeira fase de colisões.

"Os últimos dados mostram que o LHC pode funcionar sem riscos a esta energia, mas a mais pode requerer trabalho extra no túnel”, acrescenta o cientista.
Corte de energia

Esta situação obrigou-os a uma simples decisão: funcionar durante uns meses agora e programar sucessivos cortes para ir subindo a energia, ou seja, funcionar durante um longo período de tempo e programar um grande corte antes de alcançar os 14 Tev .

Portanto, a possibilidade de alargar o prazo de execução é a melhor a opção para o processo, concedendo aos operadores da máquina tempo necessário para preparar cuidadosamente o seguinte trabalho, que é necessário para aumentar a energia até aos 14 Tev.

Além disso, Myers acrescenta que aumentar o prazo de funcionamento dos 18 aos 24 meses proporcionará o volume suficiente de dados em todas as áreas de trabalho para consolidar o LHC como o acelerador de partículas mais potente do mundo.»

Fonte: Ciência Hoje



2 comentários:

Carmo L. disse...

Perdoe a minha ignorância...mas para que serve isto? à primeira vista quando olhei a imagem associei a algo relacionado com o espaço, mas depois de ler, fiquei com a sensação de servir para perfurar a terra. Seja como for, continuo ignorante!
Abraço

Mário Nunes disse...

Sobre o LHC remeto-a para este excelente artigo publicado no Quintus:
http://movv.org/2008/05/07/o-novo-super-acelerador-de-particulas-do-cern-o-lhc-uma-fabrica-de-buracos-negros-e-uma-maquina-do-juizo-final/
Acerca do CERN, ele existe e é bem real:
http://public.web.cern.ch/public/en/LHC/LHC-en.html
O LHC esteve parado por duas vezes após a sua inauguração.
Há rumores que terá sido realizada uma experiência (uma viagem no tempo, para além de 2012), certo, certo é que tudo foi abafado, houve cientistas e técnicos que foram afastados, ao certo nunca chegaremos a saber o que realmente se lá passou, inclusivamente houve acusações que um dos cientistas estaria ligado à Al Qaeda.
Mais parece um enredo dum filme qualquer de Dan Brown.
No LHC pretendia obter o bosão de Higgs, uma das substâncias que aparentemente esteve na base do Big Bang.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...