segunda-feira, abril 05, 2010

Califórnia a caminho do Big One?

Um forte sismo de magnitude de 7,2 graus na escala de Richter foi registado ontem na Baixa Califórnia, no norte do México, junto à fronteira com os EUA. O abalo foi sentido na Califórnia e no Arizona, inclusive nas cidades de Los Angeles e San Diego. Até cerca das 1:00 horas já tinha ocorrido cinco réplicas com magnitudes à volta dos cinco graus.

O Centro Geológico norte-americano informou que o sismo ocorreu a 175 quilómetros de Tijuana, cidade mexicana costeira, mas o epicentro situou-se a apenas 26km de Guadalupe Victoria, na Baixa Califórnia.

Três réplicas verificaram-se também perto de Guadalupe Victoria, de magnitudes 4,8, 5,4 e 5,1. Verificou-se uma perto da localidade de Imperial, já na Califórnia norte-americana, de 5,1, e outra em Mexicali, no México, de 4,7 graus.

Feridos e diversos incêndios na Baixa Califórnia

Um número ainda não determinado de feridos, 11 incêndios e uma estrada intransitável é até ao momento o balanço provisório do sismo, disse fonte oficial mexicana à Efe.

O director da Protecção Civil do estado da Baixa Califórnia, Alfredo Escobedo, adiantou que os dados que possui são ainda muito genéricos, não tendo sido possível saber onde se registaram os incêndios.

O sismo foi também sentido nos estados norte-americanos da Califórnia e Arizona, mas de acordo com as autoridades locais, não provocou vítimas ou prejuízos, de acordo com as informações disponíveis até ao momento.

(Segundo a Lusa)



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...