terça-feira, abril 06, 2010

Camionistas ameaçam paralisar o país de novo

No início do Verão de 2008, o país parou. Os camionistas avançaram com uma paralisação e mostraram toda a força da classe. Supermercados e bombas de gasolina viram os stocks reduzidos ao mínimo ou mesmo a chegar ao fim. Agora, o mesmo cenário está por um fio, devido a vários factores.

A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), esperava o agendamento de uma reunião com o ministério das Obras Públicas que acabou por não ocorrer. Com isto os camionistas decidiram subir de tom nos protestos.

"Não há novidades, não houve resposta, muito em breve vão ter notícias nossas", sublinhou ainda António Lóios, depois de ter manifestado esperanças em reatar contactos com o MOP. Nada, porém, aconteceu.

Considerando que também os pilotos da TAP já ameaçaram com greve, assim como os trabalhadores da Carris, CP ou Transportes Sul do Tejo - nestes casos por causa do congelamento salarial decretado sobre as empresas públicas -, as Obras Públicas enfrentam um mês complicado.


Camionistas "Andámos meses a negociar com o anterior governo e o novo secretário de Estado [dos transportes] fez tábua rasa de tudo." António Lóios, da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), justifica assim a ameaça de greve dos camionistas. Em causa o desconto de oito cêntimos por litro no gasóleo para profissionais, de forma a que o preço fique harmonizado com o espanhol. "O executivo anterior deu luz verde a essa proposta e agora o novo secretário de Estado dos transportes [Correia da Fonseca] nem nos recebe", acusa Lóios. Com "34 mil carros que abastecem em Espanha", calcula a ANTP, o Estado só ganharia com a medida. "Teria um benefício directo de 35 milhões de euros por mês para os cofres públicos", dizem as contas da associação que assumem que todos estes camiões passariam a abastecer em território nacional.

(este post nasceu duma leitura em diagonal pelo i)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...