sexta-feira, abril 02, 2010

E se os espanhois nos tratassem da saúde?


As bandeiras espanholas vão ser colocadas como forma de reconhecimento da disponibilidade de Tui para tratar os doentes portugueses.

A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Valença apelou, esta quinta-feira, à colocação de bandeiras espanholas nas janelas das casas do concelho, para "agradecer" a disponibilidade de Tui para tratar os doentes portugueses.

«O alcaide de Tui disponibilizou-se para ajudar a população de Valência a ter assistência médica nas urgências do centro de saúde de Tui» e a, eventualmente, durante este período de falta de urgências em Valença «requisitar mais médicos», disse à TSF o porta-voz da comissão de utentes.

Além disso, acrescentou Carlos Natal, o alcaide de Tui vai dar início «o mais rapidamente possível» à construção de um novo centro de saúde que já estava previsto, «porque prevê que, com esta situação, a população acorra lá em massa».

Segundo Carlos Natal, é por isso que a comissão está a lançar o apelo para que a população de Valença coloque, na terça-feira, bandeiras espanholas nas janelas das suas casas.

O porta-voz da comissão de utentes do Centro de Saúde de Valença acredita que as pessoas vão aderir «em massa» a esta iniciativa.

O apelo está a ser feito por mensagens por telemóvel, a exemplo do que aconteceu para a convocação de todas as outras acções de protesto já desenvolvidas até hoje.

O SAP de Valença fechou portas à meia-noite de domingo, sendo substituído por uma consulta aberta que funciona das 08:00 às 24:00 horas.

Agora, o Centro de Saúde de Tui, na Galiza, está, mais do que nunca, na mira da população de Valença, porque fica mesmo ao lado e lá não se paga a taxa moderadora.

Os protestos contra o encerramento do SAP já incluíram a ocupação, durante mais de um dia, do Centro de Saúde, e duas marchas lentas, uma das quais cortou o trânsito, durante uma hora, na ponte internacional que liga Valença a Tui. (Segundo a TSF)

Depois do que o Governo Português fez no resto do país só posso estar solidário com a população de Valença.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...