sábado, julho 03, 2010

Obama Anak Menteng, o tide lava cada vez mais branco


O Tide agora lava mais branco ou negro, depende das perspectivas, depois do prémio Nobel da Paz, Barack Obama, faz-nos lembrar cada vez mais o grande irmão, Kim Il Sung ou será Kim Jong Il?

Agora até a infância do grande líder é perpetuada no ecrã, mais baixo é impossível descer… As semelhanças com Brejnev são cada vez mais patentes, qual novo messias dos novos tempos.

Tudo o que se queria saber e ver sobre a infância do 44.º Presidente dos EUA , em apenas 47 minutos, menos as cenas em que o pequeno "Barry" Obama aparecia como um muçulmano, a citar versos do Corão, que foram cortadas do filme. "Obama Anak Menteng" ("O Pequeno Obama de Menteng") foi apresentado ontem em Jacarta , Indonésia.

Na estreia, o realizador e argumentista Damien Dematra justificou porque retirou do filme as cenas controversas: "Se as tivesse incluído iria afastar-me do meu objetivo e poderiam ser aproveitadas por algum opositor político de Obama".

O menino "Barry" Obama é interpretado por Hasan Faruq, norte-americano de 14 anos residente na Indonésia. Menteng é um bairro de Jacarta onde obama viveu com a sua mãe e o seu padrasto, entre 1967 e 1971.

Mensagem de esperança

De acordo com o jornal "El Mundo", Dematra disse ter entrevistado cerca de 30 pessoas - entre amigos, vizinhos e antigos professores de Obama -, após o que chegou à conclusão de que o Presidente norte-americano costumava rezar com os islâmicos, imitando os seus colegas de escola.

No entanto, disse o realizador, o seu objetivo foi antes o de "promover o poder dos sonhos e do pluralismo". Daí ter preferido omitir essa faceta da infância de Obama.

Em declarações a BBC, o produtor da obra, Raam Punjabi explicou que "o ponto de vista do filme é o das crianças. Nada de política ou religião".

Da infância à campanha eleitoral

O filme, metade ficção metade biográfico, baseia-se no livro "The Menteng Kid", do próprio Damien Dematra, que conta a história de um rapaz que queria ser o Presidente dos EUA.

"Obama Anak Menteng" percorre a infância, a adolescência e a vida de estudante do Presidente norte-americano, quer na Universidade de Columbia quer na Universidade de Harvard, e, também, a sua carreira política.

São mostradas, ainda, cenas dos bastidores da campanha presidencial e a sua jornada na competição para chegar à Casa Branca.

Cada vez mais os cânones do tempo dos sovietes são seguidos em Washington, sinal dos tempos ou rotura em direcção a um futuro fascizante?

Uma Nova Ordem Mundial, com um governo único mundial, uma bandeira, um hino, uma só religião, população global reduzida a 10% , uma sociedade de amos e escravos, onde a família não constará do dicionário, recordando o Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley.

Em breve o saberemos, dado o rumo dos acontecimentos recentes…


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...