quinta-feira, agosto 05, 2010

Irão ao rubro, Ahmadinejad escapa a atentado

"Os estúpidos sionistas contrataram mercenários para me assassinar"

Avolumam-se os rumores de guerra, parece que anda no ar qualquer coisa de errado, lá para os lados do Golfo Pérsico, do Irão e seus vizinhos, enquanto no mar, se compõem as esquadras, de vez em quando, os barcos lá chocam uns com os outros, tamanho é o tráfego, à hora de ponta (tantos tem sido os desmentidos), as rotas aéreas estão abertas à aviação militar dos EUA e de Israel e por certo que as fronteiras a esta hora estão pejadas de milhares de soldados nervosos e com o dedo no gatilho e que as forças especiais já fizeram os primeiros raides para o que aí vem.

Hoje sucedeu o impensável, o atentado contra Almadinejad, o presidente eleito democraticamente no Irão (esta história está a ganhar contornos cada vez mais impensáveis há uns meses atrás). Reparem nisto, primeiro foi anunciado em grandes parangonas às 10 horas da manhã, pela TSF:

Ahmadinejad sobrevive a ataque no Irão.

“O presidente iraniano sobreviveu a um ataque lançado contra a sua comitiva no Irão, noticiaram duas televisões árabes. Fonte do gabinete de Mahmud Ahmadinejad já confirmou esta informação.

O presidente iraniano sobreviveu, esta quarta-feira, a um ataque lançado contra a sua comitiva numa cidade do oeste do Irão.

A informação, que foi divulgada por duas televisões árabes, foi pouco depois confirmada por uma fonte do gabinete de Mahmud Ahamdinejad contactada pela agência Reuters.

Segundo esta fonte, a comitiva do líder iraniano foi atacada quando se deslocava do aeroporto de Hamadan para uma arena de desportos desta cidade do oeste do Irão.

A fonte garantiu que algumas pessoas ficaram feridas após este ataque, mas que o presidente do Irão não tinha sido atingido e que uma pessoa foi detida.

Este homem terá atirado uma granada artesanal contra um veículo onde se encontravam jornalistas e staff presidencial, antes de ser preso.

Mais tarde, Ahmadinejad apareceu num comício em Hamadan, aparentemente bem, não tendo feito quaisquer referências a este ataque.”

Fonte: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=1633715


Para umas horas depois ser desmentido pelo Sapo:

Teerão desmente atentado contra Ahmadinejad


“Responsáveis pela presidência iraniana desmentem que Mahmoud Ahmadinejad tenha sido alvo de uma tentativa de assassinato. De acordo com meios de comunicação árabes, a coluna onde o presidente do Irão seguia esta manhã terá sido atingida por uma granada artesanal.

Tanto o site conservador iraniano Khabaronline, como a estação televisiva estatal Press TV negam que o presidente do Irão tenha sido alvo de qualquer ataque, ao contrário do que foi avançado por meios de comunicação social árabes.

A informação foi avançada pela assessoria de Mahmoud Ahmadinejad, que prometeu para breve um comunicado oficial. A mesma fonte disse ainda à agência AFP que, na origem da confusão, terá estado apenas "fogo-de-artifício".

Também na Al-Jazeera, fontes da presidência desmentem o atentado, enquanto a televisão iraniana Al-Alam, citada pela BBC, terá dito que o fogo-de-artifício foi lançado apenas para "saudar o presidente".

Ahmadinejad era esperado esta manhã na cidade província iraniana de Hamedan, no âmbito de uma ronda de visitas presidenciais pelo país, indica a agência iraniana IRNA.

Coluna do Presidente seria o alvo

O presidente do Irão deveria discursar em Hamedan, quando uma bomba artesanal terá sido atirada na direcção da coluna em que viajava Mahmoud Ahmadinejad vinda do aeroporto, avançou a televisão árabe Al Arabyia. Várias órgãos de comunicação árabes garantem ainda que várias pessoas teriam ficado feridas na sequência do ataque.

Apesar das informações contraditórias que continuam a circular em relação ao atentado, a agência Reuters assegura que o ataque teve lugar e comprova-o através de uma fotografia, diz o El País. Nela, é possível ver os guarda-costas de Ahmadinejad a reagir perante o som de uma explosão, enquanto a cara do presidente revela alguma tensão perante os esforços para o proteger.

Depois do alegado ataque, Ahmadinejad seguiu para o estádio municipal de Hamedan, onde discursou, tendo sido filmado pela estação Al Arabyia, aparentemente em bom estado físico.

Nenhuma referência foi feita pelo presidente ao alegado ataque. Segundo a agência IRNA, citada pelo diário britânico "The Guardian", o chefe de estado terá apenas criticado as sanções que a União Europeia aprovou recentemente contra o Irão.

De acordo com a estação Al Arabyia, o engenho explosivo terá atingido um veículo onde seguiam jornalistas e membros do gabinete de Mahmoud Ahmadinejad, tendo o atacante sido detido ainda no local da explosão.

Antes de negar o ataque, também o site iraniano Khabaronline avançava que o carro de Mahmoud Ahmadinejad se encontrava a 100 metros de distância do local da explosão. A agência noticiosa Fars avançou também que, no ataque, terá sido utilizada uma granada artesanal.

Casa Branca recolhe informação

Por agora, apenas uma reacção, vinda de Washington, se fez já ouvir ao alegado ataque em solo iraniano. Segundo a cadeia norte-americana CNN, a Casa Branca está já à procura de mais informação para tentar perceber o que se terá passado ao certo.

A província de Hamedan, localizada a 340 km da capital iraniana, Teerão, não é uma área particularmente sensível do país. Ainda assim, está situada nas proximidades de uma área do Irão onde os confrontos entre a população de etnia curda e as forças de segurança têm sido frequentes nos últimos anos.

O ataque acontece dias depois de o presidente do Irão ter assegurado que Israel tem planos para o assassinar: "os sionistas estúpidos contrataram mercenários para me assassinar", disse Mahmoud Ahmadinejad, citado pelo espanhol El Pais.

O último atentado contra o regime iraniano teve lugar a 18 de Outubro do ano passado. Na altura, seis membros da Guarda Revolucionária iraniana morreram, ficando outras 29 pessoas feridas. O atentado foi atribuído ao grupo rebelde sunita Jundallah.”

Fonte:

http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1082154.html


Em que é que ficamos? Houve atentado ou não?

Os dados parecem estar lançados à muito tempo e a nossa sorte também…



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...