domingo, janeiro 30, 2011

As últimas do Egipto

O Egipto está neste momento a ferro e fogo…

Da polícia nem rasto, os militares agora controlam a rua e cercam os manifestantes. As pilhagens das lojas e das residências mais faustosas agora são uma constante, nem os museus escapam!

Mubarak já colocou os familiares mais próximos a salvo. Fugir tornou-se a palavra de ordem, reina o caos na capital e no Egipto, ninguém sabe de ninguém. Não há comunicações, nem telefones nem internet. Só a TV estatal emite. A Al-Jazeera foi proibida e os seus jornalistas confinados aos quartos de Hotel. Os presos das cadeias egípcias fugiram neste cenário dantesco no maior país muçulmano do Norte de África.

É a desordem absoluta.

Enquanto isso, espirais de fumo elevam-se da capital, Cairo…

Ninguém parou para parar nas repercussões desta revolução que escapou à diplomacia ocidental, mas as consequências podem ser imprevisíveis…

O Egipto controla boa parte do tráfego marítimo no Canal de Suez, entre o Indico e o Mediterrâneo por onde fluem cargueiros e super petroleiros que trazem matérias-primas vitais para o Ocidente. Para além disso desempenha um papel vital para os interesses ocidentais e israelitas no Médio Oriente que poderão estar a esta hora definitivamente comprometidos.

O bloqueio noticioso imposto por Mubarak pode levar a três cenários possíveis:

- Um banho de sangue;

- O caminho para a democracia (pessoalmente não acredito neste cenário) – apesar de se encontrar no terreno El Baradei, o favorito dos ocidentais;

- A ascensão da Irmandade Muçulmana ao poder;

A balança vai pender para um dos lados…

O rastilho continua aceso e ameaça propagar-se ao Líbano, ao Iémen e à Arábia Saudita.

Provavelmente, as coisas não vão ficar como estavam, a Revolução está na rua!

Em jeito de post scriptum: A China já baniu a palavra Egipto dos motores de busca é que a moda se pega, muitas mais revoluções estarão em marcha…

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...