domingo, dezembro 04, 2011

Irão abate avião espião americano



Uma fonte militar iraniana divulgou este domingo que o Irão abateu um avião não tripulado e não armado (um drone RQ-170) dos Estados Unidos.
A notícia foi avançada pela cadeia de televisão árabe Al Alam que, citando fontes o Estado Maior das Forças Armadas do Irão, acrescentou que o aparelho foi abatido "há algumas horas".
"As unidades de guerra electrónicas e anti-aéreas conseguiram derrubar um drone americano que violava ligeiramente a zona fronteiriça no Leste do país e puderam apoderar-se [do aparelho] uma vez que ficou pouco danificado", avançou também a agência noticiosa Fars.
Já em Junho o Governo iraniano tinha anunciado ter derrubado um drone americano "espião" que voava junto a uma central nuclear na sua província de Qom. O RQ-170 Sentinel é um aparelho de reconhecimento que voa a grande altitude. Este modelo é uma arma recente - foi apresentada em 2009 e só em 2010 a Força Aérea americana reconheceu estar a utilizá-lo em missões.
Os iranianos apressaram-se a anunciar ter conseguido reproduzir o modelo abatido em Junho. O próprio Presidente Mahmoud Ahmadinejad apresentou o aparelho iraniano numa cerimónia na universidade de tecnologia Malek-Ashtar de Teerão, porém não há certeza sobre a sua operacionalidade, como escrevia em Agosto de 2010 a revista Time.
O Governo dos EUA ainda não reagiu ao anúncio agora feito.
Quanto aos meios de comunicação ocidentais, estão a limitar-se a dar a notícia sem maiores comentários por duas razões: é preciso esperar a confirmação deste derrube; e o momento recomenda as maiores cautelas uma vez que, na última semana, as relações entre países da União Europeia (o Reino Unido no topo da lista) e Estados Unidos e o Irão azedaram devido a um relatório sobre o programa nuclear iraniano (e às suspeitas de uso militar desta energia) e aos ataques contra a embaixada britânica.

Fonte: Público
 
Dedico esta notícia a todos aqueles que querem esconder a cabeça na areia. Onde há fumo há fogo. Já não há como esconder. Por enquanto está em lume brando…

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando se chega a esse estagio em que o Irã se encontra,acredito eu,que estamos em um caminho sem volta, e nesse momento de angustia, somente as cabeças pensantes dos dirigentes mundiais pro ocidente ou não se poderá resolver isso,caso contrario haverá uma guerra isso me faz lembrar de 1962 na crise dos misseis em Cuba, mentiras, mentiras, mentiras, o que estamos ouvindo agora do Irã, que tem dois grandes aliados China e Russia.No meu entender o Irã ja tem a Bomba Atômica,mas existe um grande perigo e adversário perigoso contra eles Israel,acho que essa crise não vai se resolver como foi em 1962 com a retirada forçada dos misseis Russos de Cuba, apos os Americanos estrangularem Cuba com um bloqueio,naval,aereo e terrestre
não entrava e nem saia nada, ainda bem que os russos tentaram chegar a Cuba mas os Americanos não permitiram, ou os Russos retiravam os Misseis ou os EUA ja haviam decidido ir a guerra, inclusive mandando um recado ao primeiro Ministro Kruschov para que iniciassem o ataque, so que Fidel Castro é mais inteligente que os dirigentes do Irã, sempre foi teimoso e levou Cuba a essa situação de insolvência em que se encontra até hoje,não havia outra solução para ele, ou cedia ou seria invadido com a Russia ou sem a Russia, assisti a tudo foram 13 dias de desespero mundial,existe uma diferença muito grande entre Fidel Castro e os dirigentes Iranianos, Fidel Castro pediu ajuda da Russia, se deu mal e recuou, os Iranianos não pedem ajuda eles mesmos querem enfrentar o mundo, ai fica dificil, não vai dar, alem do mais existe um agravante no meu entender, que é o Fanatismo religioso acrescentado ao radicalismo dos dirigentes(Aiotalas), os militares Americanos queriam de qualquer jeito invadir Cuba com Misseis ou sem misseis, e o Presidente Kenedi, pagou com a própria vida, por não haver autorizado os militares a invadir Cuba, seu irmão Roberto Kenedi era o Ministro da Justiça na epoca, se candidatou a presidente da Republica Americana, apos a morte do irmão e também foi assassinado, seu outro irmão e unico vivo, também quiz se candidatar a Presidente, mas foi severamente persuadido por seus familiares a desistir da candidatura Presidencial, porque na certa também seria assassinado,apos a crise acabar primeiro ministro russo teve mais sorte, somente foi afastado do poder e não executado, foi um milagre de Deus ele ter sobrevivido, as atitudes que o Presidente Barak Obama tem hoje como Presidente, se compara em tudo com o Presidente Kenedi,maleavel, mas de forte decisão.Deus nos permita que nada aconteça, a tudo isso asisti e vi em 1962, será que agora teremos mesmo a Terceira guerra Mundial?

José Alencastro disse...

Estamos vivendo um novo rumo na busca pela hegemonia mundial: a cyberguerra e a guerra de manipulaçao climática (armas que supostamente teriam a capacidade de potencizalizar ou ate mesmo criar eventos como terremotos). Ao que parece nos dois casos a China esta na frente, e sabidamente tem interesse no oriente medio e em alcançar o topo como potencia hegemonica. Nao acredito em qualquer especie de açao americana contra Irã e muito menos algo feito por Israel, isso seria assinar a propria destruiçao perante tamanha força da aliança sino-russa. Pelo menos pelos lados do Kremlin, os russos ja começam a enxergar a ditadura de Putin chegando inclusive a vaiar o maior politico russo. A primavera russa, um dia, chegará tambem, tomara que antes de um conflito mundial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...