segunda-feira, janeiro 23, 2012

Choque de civilizações na Nigéria

 
Enquanto andamos todos distraídos com a crise, com o naufrágio do Costa Concordia em águas italianas, o Mundo pode estar à beira de uma guerra sem quartel no Médio Oriente.

Contudo na nação mais populosa de África, a Nigéria, há sinais de fumo que nos deveriam deixar a todos muito preocupados, a perseguição movida por extremistas islâmicos a católicos.

O ataque, reivindicado pela facção radical islâmica "Boko Haram", envolveu duas dezenas de explosões e tiroteios, contra oito alvos, incluindo instalações da polícia e dos serviços de imigração e a residência de um responsável da polícia.

O balanço oficial regista 178 mortos confirmados, mas fontes hospitalares referidas por várias agências notam que o número final será superior a 200, podendo "chegar aos 250", disse à AFP um médico do principal hospital da cidade de Kano – segunda maior cidade da Nigéria.

A situação levou as autoridades nigerianas a decretar o recolher obrigatório durante 24 horas, recorda a agência de notícias EFE.

O grupo Boko Haram - que significa "a educação não islâmica é pecado" - já veio explicar que o ataque foi uma resposta à recusa do governo em libertar vários dos seus membros actualmente na prisão.

Entretanto, foi registado um novo ataque numa outra cidade do norte da Nigéria, que já terá feito nove mortos e 12 feridos: homens armados invadiram durante a noite a cidade Tafawa Balewa, no estado de Bauchi.

De acordo com um líder tradicional do grupo Sayawa, os responsáveis pelos ataques são os elementos do grupo Hausa-Fulani, de étnica muçulmana.

O ódio e a intolerância religiosa ameaçam desta vez pular as fronteiras do Norte da Nigéria e estender-se a outras partes do continente africano e não só…

Preocupantes sinais do tempo…

1 comentário:

nunobefree disse...

Ola

Pode adicionar o meu blog ao seu por favor ?
http://wallstreetrader.blogspot.com/

Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...