quinta-feira, junho 07, 2012

O trânsito de Vénus



Lançada em 11 de Fevereiro de 2010, a Solar Dynamics Observatory, ou SDO, é a nave espacial mais avançada alguma vez concebida para estudar o sol. Durante a sua missão de cinco anos, ela irá examinar a atmosfera do Sol, o campo magnético e também proporcionar uma melhor compreensão do papel do sol compreendendo simultaneamente a química atmosférica da Terra e do clima. A SDO fornece imagens com resolução de 8 vezes melhor do que televisão de alta definição e retorna com mais de um terabyte de dados, a cada dia que passa.
Em 5 de Junho de 2012, a SDO recolhidas imagens do evento mais raro previsível solar - o trânsito de Vénus em toda a face do sol. Este evento acontece em pares oito anos separados que são separados uns dos outros por 105 ou 121 anos. O último trânsito foi em 2004 e o próximo não vai acontecer até 2117 (daqui a 115 anos).

Os vídeos e imagens apresentadas aqui são construídos a partir de vários comprimentos de onda da luz ultravioleta extremo e uma porção do espectro visível. O sol vermelho é o 304 angstrom ultravioleta, o sol dourado colorido é 171 angstrom, o sol magenta é 1700 angstrom, e o sol laranja é filtrada luz visível. 304 e 171 mostram a atmosfera do sol, que não aparece na parte visível do espectro.
Mais, sobre o trânsito de Vénus

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...