sábado, setembro 22, 2012

"Acordai" sacode manifestantes


"Acordai", "canção heróica" de José Gomes Ferreira e Fernando Lopes-Graça, foi cantada, ontem sexta-feira, junto ao palácio presidencial de Belém, em Lisboa, ontem teve lugar o Conselho do Povo iniciativa popular que decorreu paralelamente à reunião dos Conselheiros de Estado com o Presidente da República.

De acordo com a soprano, a cantora lírica Ana Maria Pinto, a escolha de uma das “Canções Heróicas”, de Lopes-Graça, “é um apelo à consciência de todos”, tendo Ana Maria Pinto qualificado a canção como “apropriada ao momento que atravessamos, ao afirmar ‘acendam almas e sóis neste mar sem cais!’”.
A iniciativa, promovida pelas cantoras líricas Ana Maria Pinto e Mónica Monteiro e pela professora de música Sofia Cosme, reuniu já cerca de meio milhar de adesões na rede social Facebook, nomeadamente membros de grupos corais.
“Será um momento humanista, especial e belo, com o melhor que a nossa cultura tem para oferecer”, disse Ana Maria Pinto.
A concentração principiou 17:30, junto à fonte luminosa, na Praça do Império, seguindo até à praça Afonso de Albuquerque, em frente ao palácio presidencial, onde, às 18:00, interpretaram “Acordai”, com grande sucesso, junto de milhares de pessoas que engrossavam o Conselho Popular.
“A cultura é um veículo importantíssimo para consciencializar e sensibilizar as pessoas, nomeadamente em momentos como o actual, em que é urgente falar à alma muito mais que à matéria”, sentenciou.
Integrando-se no contexto dos protestos contra a política de austeridade e a intervenção da troika, Ana Maria Pinto afirmou: “Estou do lado dos mais fragilizados; eu sou uma fragilizada”.
“Sinto, tal como escreveu Gomes Ferreira, que Portugal é um país à deriva sem faróis”, disse.
A cantora lírica afirmou estar contra “esta política neoliberal de privatizações que delapida o património que os nossos pais construíram e que não serve o povo, mas os interesses das empresas que seguem princípios imorais”.
Ana Maria Pinto é “contra as privatizações dos serviços de água, electricidade, da RTP, e de outros”.
Referindo-se à sua área de trabalho, a cantora afirmou que, depois de ter estudado em Berlim, onde viveu sete anos, decidiu vir para Portugal, onde “são cada vez menores as possibilidades de exercer a profissão”.
A soprano criticou também “o regime de recibos verdes a que estão condenados todos os músicos portugueses se querem trabalhar”.
“Sou uma cidadã e quero participar activamente na democracia do meu país e daí esta urgência de chamar as pessoas à consciência”, rematou Ana Maria Pinto.


e ainda:





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...